Mestre Pé de Chumbo

                                               Mestre Pé de Chumbo




Mestre Pé de Chumbo é Gidalto Pereira Dias, nascido em 08 de dezembro de 1964 na cidade de Floresta Azul – Bahia.
Começou a treinar capoeira na cidade de Ibicaraí – Bahia por volta de 1975 por incentivo de seu irmão, que já era capoeirista, e, por ter levado desvantagem em uma "briga" com um menino capoeira. Desde essa data, nunca se afastou da capoeira.

Segundo Mestre Pé de Chumbo, nessa época, ele fazia capoeira, não tinha esse rótulo de Capoeira Angola ou Capoeira Regional, mas a capoeira desta época era muito parecida com o que dizem ser a Capoeira Angola dos dias de hoje.
Sua relação com a Capoeira Angola - rotulada desta maneira, começou em 1977 quando conheceu os Mestres Dois de Ouro e Cebolinha, que se apresentaram como “angoleiros” em sua cidade, através de uma capoeira bonita e eficiente. E, desde esse momento, ficou a vontade em conhecer mais a Capoeira Angola.

Por volta de 1980, com era de costume na época, saiu da Bahia e veio trabalhar no estado em São Paulo, cidade de Indaiatuba, onde moravam suas irmãs. Morou por um tempo nessa cidade, trabalhando em diversas empresas e também chegou a morar por um período na cidade de São Paulo, onde freqüentava a famosa roda da Praça da República.


No ano de 1981, e com a lembrança da Capoeira Angola vista em 1977, foi passar suas férias em Salvador em busca da Capoeira Angola do Mestre Pastinha - nome indicado pelos Mestres Dois de Ouro e Cebolinha, mas infelizmente sua passagem estava marcada para 14 de novembro e Mestre Pastinha faleceu no dia anterior (13 de novembro de 1981).
Com o falecimento do Mestre Pastinha, ele circulou por Salvador em busca da Capoeira Angola e conheceu Mestre Ezequiel, que indicou o Mestre João Pequeno, com o qual ele iniciou sua formação como angoleiro em 1982.

Encantado com a Capoeira Angola do Mestre Pastinha e Mestre João Pequeno, não voltou para o estado de São Paulo, permaneceu em Salvador treinando com o Mestre João Pequeno, período em que também teve aulas com o Mestre João Grande na academia do Mestre João Pequeno.
Ao retornar para o estado de São Paulo, manteve os treinamentos do Mestre João Pequeno e em 1983 fundou o grupo Filhos de Bahia, onde ele trabalhava a Capoeira Regional que sempre praticou e a Capoeira Angola a qual ele tinha dedicado seus últimos anos de treinamento.

Em 1987 formou-se professor de Capoeira Regional no estado de São Paulo, mas sem abandonar a prática da Capoeira Angola do Mestre João Pequeno, uma vez que mantinha os treinos de Capoeira Angola (com seus fundamentos) e sempre viajava a Salvador em busca do mestre.
Em 1988, como era prática constante, fez nova viagem a Salvador durante as férias, mas desta vez retornou de lá com o Mestre João Pequeno que passou três meses em Indaiatuba, ministrando aulas de Capoeira Angola no seu espaço.

Em 1989 formou-se Mestre de Capoeira Regional e, neste ano, novamente trouxe Mestre João Pequeno para o estado de São Paulo, até que em 1990 retornou a Salvador novamente e, desta vez, determinado a seguir exclusivamente a Capoeira Angola, abandonou seu título de Mestre de Capoeira Regional.
Neste ano (1990) ficou longo período em Salvador, ministrou aulas na Academia do Mestre João Pequeno, sendo formado Professor de Capoeira Angola em 1991, ano em que novamente organizou um evento no estado de São Paulo com o Mestre João Pequeno e outros nomes da Capoeira Angola.

Em 1992 fundou no estado de São Paulo a Academia de Capoeira Angola João Pequeno e João Grande de Pastinha e foi convidado para ministrar aulas de Capoeira Angola na Suécia. Nesta época, estave em diversos países da Europa e foi reconhecido pela sua qualidade como "angoleiro".
Ao retornar da Europa em 1993, foi para Salvador onde o Mestre João Pequeno lhe pediu que usasse o uniforme dele – Academia João Pequeno de Pastinha / CECA, uma vez que ele já era formado professor por essa academia.

Dedicado exclusivamente a Capoeira Angola e desenvolvendo com responsabilidade o trabalho do Meste João Pequeno, em 1994, foi formado Mestre de Capoeira Angola pelo Mestre João Pequeno de Pastinha, junto aos demais formandos Barba Branca, Jacaré, Junior médico e Jogo de Dentro.
Hoje Mestre Pé de Chumbo é reconhecido no mundo como um dos grandes nomes da Capoeira Angola devido a seriedade do seu trabalho, e a sua dedicação com seu mestre e com linhagem da Capoeira Angola do Mestre Pastinha.


Possui trabalhos em diversas cidades do Brasil, além de trabalhos na Suécia, Alemanha, Portugal, Estados Unidos da América e México.
Desde a década de 80 configura como um dos maiores difusores da Capoeira Angola no estado de São Paulo, pois além de manter seu trabalho de Capoeira Angola desde 1983, em seus eventos sempre trouxe os “angoleiros” da Bahia, muitos dos quais organizaram seus grupos em São Paulo.

Um comentário:

  1. boa tarde mestre, gostaria de saber os locais e horários dos treinos em Sorocaba.....grato !

    ResponderExcluir