Mestre João Pequeno

                                                  Meste João Pequeno

Considerado o mais antigo discípulo de Mestre Pastinha – tido como o maior difusor da capoeira angola no país e morto em 1981 –, Mestre João Pequeno nasceu no município de Araci (a 210 km da capital baiana), em 1917.

Aos 15 anos, em 1933, fugindo da seca, andou até à cidade de Alagoinhas, e depois até Mata de São João, onde trabalhou por dez anos em uma plantação de cana de açúcar. Foi lá onde ele conheceu a capoeira.

Aos 25 anos, João Pequeno se mudou para Salvador, onde trabalhou como cobrador de bondes e na construção civil, chegando a se tornar mestre de obras. Em 1945, inscreveu-se no Centro Esportivo de Capoeira Angola, congregação de capoeiristas coordenada pelo Mestre Pastinha.

Desde então, João Pereira passou a acompanhar o mestre, que logo lhe ofereceria o cargo de treinel. Algum tempo depois, João Pereira tornar-se-ia então o Mestre João Pequeno, ou João Pequeno de Pastinha.

A vinculação da academia do Mestre João com a do Mestre Pastinha não se limitou exclusivamente às formas de ensino e de jogo, mas também, ao espírito associativista, na medida em que o Mestre João Pequeno reativou o Centro Esportivo de Capoeira Angola, entidade criada pelo Mestre Pastinha, com a finalidade de agregar os angoleiros para utilizarem instrumentos comuns de preservação e de expansão da Capoeira Angola, assim como meios de amparo social aos capoeiristas. 

No final da década de 1960, quando Pastinha não podia mais ensinar, passou a direção da academia de capoeira para João Pequeno. Lá, Mestre João Pequeno ensinou capoeira a outros grandes mestres baianos, dentre eles João Grande, que tornou-se seu grande parceiro de jogo, assim como Mestre Pé de Chumbo, sendo o primeiro capoeirista a desenvolver o trabalho de mestre João Pequeno para o estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário